Várias substâncias encontradas em nosso dia-a-dia possuem a propriedade
de apresentar uma coloração A em meio ácido e uma coloração B em meio
básico, podendo ser utilizadas como indicadores naturais de
substâncias ácidas ou básicas. Uma delas são as folhas de hibisco, onde
encontramos a substância antiocinidina com tal característica.
Um importante indicador natural é obtido a partir das folhas de
hibisco. O hibisco, ou ninho de Vênus, é uma espécie botânica arbustiva,
originária da Ásia e do Havaí, pertence à família das malvas. As
substâncias responsáveis pela coloração destes tecidos vegetais são as
antocianinas, pigmentos da classe dos flavanóides, encontrados nas
flores vermelhas, azuis e púrpuras.
O experimento abaixo permite observar o efeito de materiais ácidos e
básicos sobre a coloração do extrato de hibisco. Esta experiência pode
ser feita por grupos de alunos com material alternativo, sendo que cada
grupo irá utilizar os seguintes materiais:
- conta-gotas limpos,
- copo grande de vidro,
- copos descartáveis de café,
- etiquetas adesivas e canetas,
- materiais para teste,
- folhas de hibisco.
Para preparação
do indicador, as folhas de hibisco devem ser colocadas em fervura na
água em ebulição por alguns minutos. Deixa-se esfriar completamente.
Após, transfere-se apenas o líquido vermelho para um copo grande,
descartando-se as folhas.
As amostras padronizadas poderão ser um ácido inorgânico,
como o ácido clorídrico, e a base hidróxido de sódio, ambos de
concentração 1 molar. Então, sobre 5 ml destas soluções, recolhidas em
frascos separados, adiciona-se algumas gotas do indicador preparado
e observa-se a coloração adquirida pela mesma, as quais servirão como
referência para o caráter ácido-básico de outras soluções.
Na obtenção dos materiais para teste, separa-se os copos descartáveis
e em cada um adiciona-se um dos materiais da lista a seguir:
- 5ml de leite natural,
- 5ml de suco de limão,
- 5ml de suco de laranja comum,
- 5ml de suco de laranja do céu,
- 5ml de refrigerante do tipo cola,
- 5ml de perfume,
- 5ml de detergente verde limão.
A seguir, adiciona-se em cada copo algumas gotas do indicador preparado, anotando-se os resultados obtidos. Comparando-os
com os resultados padrões, pode-se, com grande precisão, identificar
cada uma das substâncias quanto a seu caráter ácido ou básico, e com
relativa precisão, quanto sua força de acidez ou basicidade.
Essa técnica pode ser utilizada, mesmo em sala de aula,
tanto do Ensino Fundamental como no Ensino Médio, e pode também
contribuir para o interesse dos estudantes em relação à disciplina de
química, motivando-os a interagir entre si e atuando como um facilitador de sua compreensão.
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