10 de abr. de 2013

Biocombustível de CO2 Atmosférico

 
Seria possível utilizar o CO2 atmosférico para a produção de biocombustível? Segundo pesquisadores da Universidades da Geórgia e da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, será possível utilizar o gás carbônico estocado na atmosfera para a produção de energia.
Considerando pesquisas recentes realizadas pela NOC no Reino Unido, a respeito da acumulação do CO2 na atmosfera, os cientistas haviam reconstruído a relação entre a concentração atmosférica de CO2 e o nível do mar do últimos 40 milhões de anos. Os estudos demonstraram que as concentração desse gás na atmosfera são semelhantes a de um ambiente cujo o nível do mar teria metros acima do nível atual. Estima-se que a concentração atual de CO2 esteja em quase 400 partes por milhão.
Num estudo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas estariam mais próximos de reaproveitar o dióxido de carbono acumulado na atmosfera para a produção de biocombustível, o que ajudaria a diminuir os impactos das mudanças climáticas fornecendo uma nova fonte de energia. Inicialmente, os cientistas norte-americanos das Universidades da Geórgia e da Carolina do Norte, trabalham com a bactéria “Pyrococcus furiosus” no processo de reversão e reaproveitamento do CO2 atmosférico.
Em declaração oficial realizada por um dos pesquisadores responsáveis, o coautor da pesquisa e representante da Universidade da Geórgia, Michael Adams, afirmou:
“Basicamente, o que fizemos foi trabalhar um microorganismo que faz com o dióxido de carbono exatamente o que as plantas fazem , absorver e gerar algo útil (...). O que essa descoberta significa é que nós podemos remover as plantas de seu papel de intermediárias. Podemos pegar diretamente o CO2 da atmosfera e transformá-lo em produtos úteis, como combustíveis e químicos, sem ter que passar por todo o processo ineficiente de cultivar plantas para depois extrair os açúcares de sua biomassa.”
A bactéria Pyrococcus furiosus é um tipo de microorganismo encontrado em águas aquecidas do oceano, principalmente, nas áreas geotermais. No processo da pesquisa, os cientistas manipulam o genoma da bactéria para que a mesma se alimente do CO2 em temperaturas mais baixas. A partir do dióxido de carbono, os pesquisadores conseguiram gerar produtos úteis como o biocombustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...