7 de fev. de 2013

A Vitamina do Banho de Sol

 
O sol é taxado como um vilão para a saúde e de fato é perigoso, quando tem ação prolongada sobre a pele pode levar ao temido câncer de pele. O que não se pode confundir é um Banho de sol de qualidade com uma insolação.

O que mais se ouve por aí é que para manter a saúde corporal é preciso manter uma dieta balanceada, fazer muito exercício físico, ingerir somente alimentos saudáveis, todos estes requisitos fazem parte do processo, mas não são suficientes para se alcançar a vitalidade. Pelo contrário, o que estamos sugerindo neste contexto não diz respeito a sacrifício algum, como passar fome, resistir a doces, ficar exausto de malhar, bastariam apenas 15 minutos diários de uma prazerosa tarefa: vestir uma roupa de banho e curtir o sol a beira de uma piscina!

Mas o que tem de tão especial nesta ação? Trata-se da vitamina presente nos raios solares que está envolvida em diversas funções corporais, como a atividade imunológica, fortalecimento de ossos, desenvolvimento embrionário, inibidor de câncer, entre outras. Estamos falando da vitamina D, ela se faz presente também em alimentos como o salmão, por exemplo, nesta forma fica difícil seu consumo, já que ninguém come este peixe todo dia. Mas no caso do sol, a vitamina é gratuita e está disponível diariamente para quem quiser.

A seguir, como é ativada a vitamina D no organismo:

As partículas de colesterol presentes nos alimentos que ingerimos são usadas para fabricar o composto 7- dehidrocolesterol, uma vez presente em nosso organismo este composto se desloca para a camada externa de nossa pele (a epiderme). Ao recebermos a radiação solar, mais precisamente os raios ultravioletas do tipo B (UVB) que penetram na pele, a molécula de 7- dehidrocolesterol passa por várias transformações químicas e dá origem à vitamina D.

Para o tempo não ser uma desculpa para se isentar da vitamina D, procure realizar tarefas diárias, como ler o Jornal sentado ao sol. A roupa de banho é ideal, porque o recomendável seria deixar cerca de 30 % do corpo exposto, só não se esqueça do protetor solar.

Não dificulte a sua longevidade, divirta-se no verão: tome aquele sol vitaminado! Invista em sua saúde além de manter aquele maravilhoso bronzeado dourado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...