
Diz-se do diesel, hidrocarboneto originário da destilação fracionada do petróleo bruto, ou motor de combustão interna de alta taxa de compressão que provoca a auto-inflamação do combustível.
Diesel é um óleo pesado com resíduos de enxofre, nitrogênio e oxigênio e de boa qualidade de auto-ignição utilizado nos motores de combustão.
Um bom óleo lubrificante deve ser viscoso para que a película de óleo
não seja rasgada pelas elevadas pressões dos mancais e o forte atrito, pois então metal se chocará contra metal.
O óleo precisa, portanto, manter separadas sob quaisquer
circunstâncias as superfícies metálicas, ainda que seja extremamente
forte o calor ou elevada a pressão.
Sendo, no entanto, bastante viscoso, por outro lado oferece uma forte
resistência ao movimento, consome muita energia e fica muito quente.
Óleo demasiadamente viscoso pode mesmo reduzir a potência do motor!
A viscosidade também depende, e muito, da temperatura do
óleo. Um óleo que a 0 °C está quase rígido, pode a 80 °C ser bastante
fluido. Deve-se, no entanto, considerar que no motor nem a carga dos
mancais, nem a dos êmbolos, nem da superfície de deslizamento dos
êmbolos é de alguma forma regular. Ao contrário, ela se altera com
incrível rapidez,
assemelhando-se antes às batidas dum malho, com simultâneo atrito, do
que à aparição duma pressão simples por mais elevada que seja. As forças
de ruptura que atacam a película de óleo são, portanto,
particularmente, cortantes. Se daí o óleo durante o funcionamento se
tornar demasiadamente fluído, então suas moléculas perdem demais em
coesão, aquela força com a qual elas se mantêm unidas, seguindo-se
infalivelmente um choque de metal contra metal através da película de
óleo.
Óleos Premium e HD
Recentemente o mundo motorizado tem andado alvoroçado com os
óleos Premium e HD provenientes dos Estados Unidos. Trata-se ai de óleos
lubrificantes de boa qualidade, os quais foram bem e cuidadosamente
refinados, recebendo, além disso, um pequeno ingrediente
chamado “aditivo”. Este aditivo é dum efeito extraordinariamente forte.
Já antigamente melhorou-se por meio de pequenos aditivos o ponto de
solidificação e a capacidade de bombear (seu comportamento a frio,
portanto) dos óleos e seu índice de viscosidade (seu comportamento ao
calor). Os novos aditivos possuem, além disso, ainda outros efeitos
dignos de nota.
O fenômeno mais extraordinário neles é que limpam o motor,
não permitindo que lama, carvão de óleos, água separada, etc., se
assentem, levando-os consigo, mobilizando-os mesmo nos lugares onde já
se haviam assentado. Por isso precisa-se, quando da passagem
para os novos óleos num motor velho, limpar ou substituir o filtro,
para que não seja mobilizada sujeira antiga do filtro. Além disso,
precisa-se contar nos motores velhos, que muita sujeira antiga é
revolvida e levada pelos óleos novos. O resultado do motor mais limpo é
naturalmente muito desejado. Este novo efeito evidencia-se com
particular intensidade nos motores a dois tempos. Mas também para a
extraordinariamente difícil lubrificação dos motores Diesel estas novas
possibilidades são muito interessantes.
Além disso, os óleos HD formam sobre os mancais uma fina camada
protetora contra a ação corrosiva, neutralizando ácidos existentes ou em
formação. Eles reforçam também a película de óleo sobre as superfícies
dos mancais e trilha do cilindro, de sorte que ela não possa ser tão
facilmente rompida.
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