O elemento químico cloro está localizado na Família 7A da Tabela Periódica, o que o classifica como pertencente à família dos halogênios. A sua configuração eletrônica, razão desta sua classificação, é 1s22s22p63s23p5, o que mostra que o átomo de cloro possui sete elétrons em sua camada de valência (última camada, camada M no caso do cloro). Dessa forma, o átomo de cloro necessita de um elétron para adquirir a estabilidade de um gás nobre (de acordo com a Regra do Octeto, oito elétrons na camada de valência conferem maior estabilidade a um átomo). Assim, o NOX (número de oxidação) do cloro é (-1), o qual expressa a sua tendência ao fazer uma ligação química. O nome dado à partícula iônica Cl- é cloreto, o qual é o ânion de muitos sais de importância comercial.
“O cloro, na forma de íon cloreto (Cl-), é um dos principais ânions inorgânicos em águas naturais e residuárias. Em água potável, o sabor produzido pelo íon Cl- varia em função da sua concentração, como também da composição química da água. Assim, águas contendo 250 mg Cl-/L podem ter um sabor salino detectável, se o cátion que propicia o equilíbrio iônico da solução for o sódio (Na+). Enquanto que, no caso do cátion predominante for cálcio ou magnésio,o gosto salino pode ser perceptível somente a concentração de cloreto acima de 1000 ppm”1.
Um cloreto trata-se de um sal inorgânico onde está presente como ânion (partícula carregada negativamente) o átomo
de cloro monovalente, e um cátion metálico. O número de cargas
positivas deverá ser igual ao de cargas negativas, o que quer dizer que o
NOX do cátion será igual à quantidade de cloretos existentes na
molécula, uma vez que o cloreto realiza apenas uma ligação química.
Portanto, no caso do cloreto de sódio, a fórmula molecular será NaCl (o
metal sódio apresenta NOX +1), já a fórmula molecular do cloreto de cálcio será CaCl2,
pois o metal cálcio apresenta NOX +2. E ambos os metais exemplificados
podem ter o seu NOX relacionado às suas posições na Tabela Periódica: o
primeiro na Família 1A e o segundo na Família 2A.
Os sais formados pelo ânion cloro estão entre os mais corriqueiros da química inorgânica,
estando presentes em muitas substâncias naturais de nosso contexto. “Os
cloretos estão presentes em todas as águas naturais, em concentrações
variáveis, como em amostras de águas, tais como: Água Potável; Água de
Poço; Água para Caldeira e Água Destilada”2 Em vista de sua solubilidade com a maioria das formações, talvez o cloreto insolúvel mais importante seja o cloreto de prata, pode-se considerar sua importância como fonte de minerais ao organismo humano, tais como no caso do cloreto de sódio (NaCl) e do cloreto de potássio (KCl).
Nenhum comentário:
Postar um comentário